Pode um cristão usar barba?


Existe no meio cristão da atualidade uma cultura de que um homem crente deve andar barbeado. Tal costume é de fato bíblico ou apenas uma doutrina denominacional?


PODE UM CRISTÃO USAR BARBA?


Este breve estudo não tem a intenção de entrar em conflito com a Congregação Cristã no Brasil sobre este tópico de ensinamento da igreja; e sim, mostrar apenas que se trata de uma doutrina da instituição e não da sagrada escritura.


Ao que se trata de regra sobre o uso da barba contida na palavra de Deus, vamos encontra-la em Levítico 19:27.


"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba."

Vemos então no escrito acima que ao contrário do que muitos pensam, a ordenança de Deus encontrada na bíblia é uma proibição de que Seu povo danificasse suas barbas.

Encontramos em excessão, instruções sobre os leprosos para que lhe fossem removidos os pêlos da barba para sua purificação em Levítico 13:29-30, 14:9.


Em Levítico 21:5, há a proibição sobre sacerdotes tirarem suas barbas também.


A passagem de Gênesis 41:14 onde José barbeou-se para se apresentar à faraó é usada como exemplo para que devemos nos barbear perante uma autoridade. Que em nosso caso trata-se de Deus.

Mas será que devemos pegar como exemplo, um ocorrido antes de Deus ter mostrado Sua santa vontade ao povo como regra, doutrina, ordenança ou lei (passiva até de punição), nos tempos de hoje? Pois antes era também aceitável o casamento entre irmãos (incesto); e após Deus revelar a lei contra tal prática, este tipo de relacionamento já é um ato pecaminoso.

Se fosse para impor uma regra sobre o uso da barba, não seria mais correto então seguir ao mandamento dado em Levítico 19:27?


E se formos nos guiar de que o mandamento sobre a barba não é mais válido por não constar no novo testamento; o mandamento sobre incesto, tatuagem, zoofilia, consulta aos mortos também não encontramos. E agora?


Temos que nos conscientizar de que a palavra de Deus não muda. E primeiramente devemos obedecer a Sua santa palavra; acima de qualquer coisa.


Faça os downloads do estudo