"Trabalhai noite e dia"


Muitos cristãos utilizam a passagem de 1 Tessalonicenses 2:9 onde Paulo diz "trabalhai noite e dia..." para alegar que o apóstolo estava indicando que o mandamento do descanso do sétimo dia não era mais válido!


"TRABALHAI NOITE E DIA"


ESTARIA PAULO COM ESTA ADVERTÊNCIA INDICANDO QUE O DESCANSO DO SÁBADO JÁ NÃO É MAIS VÁLIDO?


"Porque vos lembrais, irmãos, do nosso labor e fadiga; pois, trabalhai noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus." - 1 Tessalonicenses 2:9


Será então que o apóstolo Paulo estava nos ordenando a trabalharmos inclusive no dia de sábado; dia em que Deus abençoou, santificou e ordenou ao Seu povo que cessasse todos os tipos de trabalho?


Muitos irmãos utilizam desta recomendação para tentar refutar a validade do mandamento do descanso do sétimo dia. Alegando que a bíblia nos ordena a trabalhar diariamente sem cessar nenhum dia.


Neste capítulo de 1 Tessalonicenses, dentre os versos 1 e 12, é relatada a viagem de Paulo, Silvano e Timóteo à igreja de Tessalônica e a importância da pregação pura do evangelho sem agradar a ninguém e tão pouco buscar benefícios e honrarias para si próprio.


➣ "Porque a nossa exortação não procede de erro, nem de imundícia, nem é feita com dolo; mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, nem buscamos glória de homens, quer de vós, quer de outros, embora pudéssemos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;" - 1 Tessalonicenses 2:3-6


E principalmente nos versos 7 ao 9 é enaltecido que os apóstolos mesmo sendo tão amados pelas igrejas, jamais se aproveitariam de tal situação para lucrarem algo ou buscarem favores e sim, trabalhavam para o seu próprio sustento. Diferente do que muitos líderes religiosos fazem na atualidade. Se aproveitando da fé e empatia dos fiéis para se beneficiarem particularmente.


Nesta passagem bíblica Paulo recomenda à um líder cristão a não se tornar fardo á ninguém e sim, prover de seu próprio sustento. Paulo diz "trabalhai noite e dia" e não "de domingo a domingo", nos indicando à desobediência do mandamento do descanso do sétimo dia.


Faça os downloads do estudo