Cristo não ressuscitou no domingo!


Muitos cristãos consideram o domingo um dia santificado por ser este, o dia glorioso da ressurreição de Cristo! Teria de fato Cristo morrido em uma sexta-feira e ressuscitado ao domingo como a grande maioria dos cristãos acreditam?


CRISTO NÃO RESSUSCITOU NO DOMINGO


A grande maioria dos cristãos crêem de que Cristo morreu numa sexta-feira e ressuscitou no domingo.

Mas será que uma análise bíblica profunda sustenta tal acontecimento?


Vamos iniciar pegando dois textos bíblicos que tratam sobre o dia da morte e ressurreição:


Sobre o dia da morte

➥ "Por ser o Dia da Preparação (véspera do sábado), para os judeus e visto que o sepulcro ficava perto, colocaram Jesus ali." - João 19:42


Sobre o dia da ressurreição

➥ "No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida." - João 20:1


Então conforme os relatos que lemos somos levados a entender de que a ressurreição de Cristo de deu no primeiro dia da semana (domingo), antes do nascer do sol.


Lendo superficialmente as escrituras somos levados a entender que:


  1. Cristo morreu na sexta-feira

  2. Cristo ressuscitou no domingo


Vamos agora examinar a fundo ambas as situações


Para iniciarmos esta análise é fundamental nos basearmos também no sinal que Cristo deu sobre a Sua messianidade ao ser questionado.


O sinal de Jonas

➥ Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti". Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra." - Mateus 12:38-40


Então conforme o sinal dado pelo próprio Cristo, Ele deveria permanecer por 3 dias e 3 noites morto.


  • o dia termina quando sua luz se vai

  • a noite termina quando a luz do sol retorna



E exatamente assim que é a contagem dos dias dos hebreus.


Como vemos em João 20:1; ao chegarem ainda de madrugada no sepulcro, o viram já aberto e sem o corpo de Cristo.


E lendo Mateus 28:1, vemos que despontava (iniciava), o primeiro dia da semana.


▸ Cristo de fato deveria ter ressuscitado na virada da noite para o dia completando assim obrigatoriamente a terceira e última noite conforme profetizado por Si mesmo como sinal messiânico.


◬ Mas há algo de errado aí. E vamos neste estudo descobrir o que é ◬



ELABOREI UM GRÁFICO PARA MELHOR COMPREENSÃO

No gráfico acima, podemos ver a separação dos dias da semana com o marcador da meia-noite; conforme usamos atualmente em nosso calendário. 

No gráfico acima, vemos na grade em branco a divisão dos dias feitas ao pôr do sol. Marcador realizado pelo povo hebreu. 

Em amarelo podemos ver o os dias do calendário judaico na semana do evento da morte e ressurreição de Cristo. E você verá o quanto é importante

Em Mateus 26:19, Cristo ordena que preparassem o que seria a sua última páscoa. Os acontecimentos que sucedem serão os momentos finais da vida de Cristo antes da crucificação.

Então pelo mandamento de Deus, a páscoa se iniciava na entrada do dia 14 de Nissan. Onde estava ocorrendo o pôr do sol do dia 13; no crepúsculo vespertino. Cristo então, celebrou a sua última páscoa neste dia.

Neste gráfico, podemos acompanhar que Cristo celebrou a páscoa de acordo com o mandamento porém, os fariseus celebravam-na um dia após; em 15 de Nissan, primeiro dia dos pães asmos. Podemos nos certificar disso lendo João 18:28; onde estavam na preparação da páscoa deles.

E de acordo com as informações bíblicas, Cristo morreu as 15 horas. Ainda estava claro. Esse foi o primeiro dia.

O dia da morte é computado como o primeiro dia; da mesma forma como o dia em que uma pessoa começa a trabalhar; esse dia é contado como o primeiro dia de trabalho

Então levando em consideração a tarde do dia 14 de Nissan como o primeiro dia da morte, assim fica o cronograma entre a morte e ressurreição de Cristo seguindo os 3 dias proféticos nos quais Ele mesmo deu como sinal.

D1, D2 e D3 indicam a quantidade de dias e N1, N2 e N3 a quantidade de noites em que Ele deveria permanecer morto.

Então de acordo com a profecia, para que Cristo pudesse ter ressuscitado no domingo, inevitavelmente Ele deveria ter morrido na quinta-feira.

Desde já, podemos excluir a possibilidade de Sua morte ter ocorrido numa sexta-feira como celebram os católicos na chamada "sexta-feira santa".

MAS NA BÍBLIA NÃO DIZ QUE CRISTO MORREU NA VÉSPERA DO SÁBADO?


A páscoa do Senhor começa no entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês. No décimo quinto dia daquele mês começa a festa do Senhor, a festa dos pães sem fermento; durante sete dias vocês comerão pães sem fermento.

"No primeiro dia façam uma reunião sagrada e não realizem trabalho algum." -   Levítico 23:5-7


Analisando a fundo, foi encontrado um grave problema em relação a possibilidade de Cristo ter morrido na quinta-feira. Problema no qual vamos expor logo abaixo e resolvê-lo.

Uns alegam de que Cristo morreu no ano 33 d.C. (contagem que é mais aceitável no meio cristão), já outros crêem de que Ele morreu e ressuscitou no ano 30 e alguns que tenha sido no ano 27.

A problemática é que do ano 20 dC até o ano 40 dC (por duas décadas), o dia 14 de Nissan não caiu numa quinta-feira. Inclusive no ano 33 dC, no qual a maioria acredita ter sido o ano de tal evento.


Até agora já podemos concluir:


  1. Que a possibilidade Dele ter morrido numa sexta-feira é nula

  2. Que também não há como ter ressuscitado no domingo pois para isso deveria ter morrido numa quinta-feira e por duas décadas tal possibilidade não é possível.


Porém não podemos acusar de que os relatos bíblicos de que as mulheres foram vê-lo no domingo e encontraram o sepulcro já aberto e sem o corpo de Cristo seja mentiroso.


Então o que nos cabe fazer é unir os relatos bíblicos com as possibilidades lógicas.

Então mantendo a veracidade dos relatos em que foram ungir Seu corpo no domingo pois estavam descansando no sábado conforme o mandamento do descanso do sétimo dia, que nesta ocasião ocorreu logo após o descanso da páscoa (sábado anual); vamos ver como fica o cronograma dentro da realidade histórica.

Considerando no cronograma acima, que as mulheres já encontraram o sepulcro aberto no domingo pois Ele teria ressuscitado no sábado, assim fica a linha do tempo entre Sua morte e ressurreição.


Cumprindo a profecia dada por Ele do "sinal de Jonas", Cristo para ter ressuscitado no sábado, deveria ter morrido na quarta-feira.

E sua morte ter sido neste dia da semana é totalmente plausível pois 14 de Nissan caiu na quarta-feira nos anos 27 e 30 dC (conforme alguns cristãos crêem). E já no ano 33 dC, caiu numa sexta-feira; o que impossibilita a Sua ressurreição ter sido no domingo pois seguindo a profecia de 3 dias e 3 noites, Ele deveria então reviver na segunda-feira. E isso é ainda mais incoerente levando em consideração o relato bíblico da visita delas no domingo.


Então só nos resta concluir de que o Messias morreu na quarta-feira e ressuscitou no dia de sábado, no crepúsculo matutino, raiando a manhã deste dia.


Adeus a "sexta-feira santa" e "domingo de ramos" dos católicos.



Faça os downloads do estudo