O período de impureza da mulher


Saiba o que a palavra de Deus nos ensina e ordena como procedermos no período de impureza da mulher e a importância do casal viver em pureza perante o Criador


O PERÍODO DE IMPUREZA DA MULHER


Nidá, niddah ou nidah ( do hebraico נידה removido , separado ) é a palavra que designa o status de uma mulher durante seu período menstrual e os sete dias subsequentes; onde após, será considerada purificada. Nidá designa a categoria de mandamentos geralmente chamados de pureza familiar .


Biblicamente este período se inicia assim que haja, mesmo que seja uma pequena gota de sangue eliminada pelo seu útero; então a mulher assume o estado de nidah, ou seja, o estado de impureza.


"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde..."Se um homem se deitar com ela e a menstruação dela nele tocar, estará impuro por sete dias; qualquer cama sobre a qual ele se deitar estará impura" - Levítico 15:19,24


Uma mulher deve aguardar, então, o término do ciclo mestrual e em seguida iniciar a contagem dos 7 dias limpos. Os 7 dias limpos começam logo após ela ter feito o "hefsek taharat", isto é, um procedimento onde se verifica se a menstruação cessou totalmente. Procedimento realizado pelas mulheres de Israel há milhares de anos.


"Quando sarar do seu fluxo, contará sete dias, e depois disso estará pura." - Levítico 15:28


As mulheres então, lavavam seu corpo completamente para ter a certeza de que não há mais nenhum vestígio de sangue. Após o banho, pegavam um pano para ajudar na verificação que deve ser de cor branca, feito de lã macia, algodão ou linho lavado.


No referido mandamento, após este período se sacrificavam duas rolinhas. Porém aí entra o sacrifício de Cristo substituindo toda e qualquer necessidade de sacrifícios de animais.


TODOS O TIPOS DE CONTATO DEVEM SER EVITADOS

"Não te aproximarás de uma mulher que esteja ritualmente impura por causa da menstruação." - Levítico 18:19


É muito importante que você compreenda que as leis de Pureza Familiar orientam que marido e esposa fiquem separados durante um período de quase 2 semanas a cada mês e têm como propósito manter o casamento renovado uma vez que o casal vive uma constante lua-de-mel.


A palavra em hebraico para casamento é "kiddushim", que literalmente significa "santidade" ou "santificação."


É indispensável que a mulher coordene bem e cuide com muita atenção a sua agenda de encontros com seu marido, uma vez que é ela quem sabe exatamente como está seu estado de pureza ou de impureza no sentido de nidah. É muito importante não haver negligência se você for casada, e realmente cuidar dessa agenda como mencionamos, com muita atenção.



ASPECTOS QUE TAMBÉM INFLUENCIAM NO MATRIMÔNIO

Segundo a psicologia, o casamento para ser bem sucedido, deve haver a atração entre marido e mulher assim como havia no início do casamento. E é justamente a abstinência sexual recomendada pela pureza familiar que ajuda a manter aquele sentimento inicial dos recém casados.


Dessa maneira então, o período menstrual ou de Niddah, está relacionada diretamente à separação do casal durante o período em que a mulher se apresenta impura segundo o mandamento de Deus.

Exatamente porque às vezes o homem pode vir a familiarizar-se demais com sua esposa e em razão disso pode vir a ser repelido por ela, e é nesse período menstrual que quebra a rotina e que ela possa ser amada por seu marido, no dia de sua purificação, como foi no dia de seu casamento. Pois a rotina que pode passar a existir no decorrer do casamento ela é quebrada e assim o sentimento inicial continua a ser mantido.



O MANDAMENTO DA PUREZA FEMININA PERANTE GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO

De acordo com a Bíblia, uma mulher que acabou de dar à luz a um bebê ou mesmo que teve um aborto natural é considerada impura, ou está em estado de nidah, por essa razão é necessário o casal não manter relações conjugais nesses dias.


Agora, preste atenção, segundo a Bíblia, uma mulher grávida ou mesmo uma mulher que esteja amamentando ela é considerada pura, nesse caso o relacionamento sexual entre o casal é permitido. Isto porque neste período ela não tem o seu fluxo menstrual, então o casal pode se relacionar normalmente.



SITUAÇÃO MENSTRUAL SEGUNDO A MEDICINA

Vamos agora explicar o que acontece com o corpo da mulher nesses dia do período de nidah: Segundo o ponto de vista médico, quando uma mulher observa as Leis de Pureza Familiar, ela também é grandemente beneficiada da seguinte maneira:


Pesquisas mostram que, geralmente a secreção que existe naturalmente nos órgãos sexuais de uma mulher ela é levemente ácida e, por essa razão, anti-séptica. Ao contrário, quando ela está no período menstrual, essa secreção torna-se alcalina e leva aproximadamente 7 dias para recuperar seu PH normal e, além disso, como o tampão que protege a subida de germes para o útero é desfeito e substituído pelo sangue. Dessa maneira, durante essa fase, os seus órgãos genitais ficam sem a sua proteção natural, aumentando a probabilidade de infecções.


E também, durante o período menstrual, a parede uterina desprendeu-se e todo o canal uterino assemelha-se a uma ferida aberta. E isso faz que toda essa região seja vulnerável à entrada de germes. E, somente 7 dias após o final do período menstrual, a parede uterina volta a ficar forte e resistente. Por essa razão, as relações conjugais durante esse período em que a Bíblia menciona como sendo nidah, podem se tornar prejudiciais.

O mandamento da pureza da mulher são normas de saúde e mesmo nos tempos atuais, os perigos continuam os mesmos; como infecções e demais problemas relacionados ao coito nesse período.


Devemos crer que nosso Deus é o dono da sabedoria e conhecimento perfeito.

Sirva a Deus com amor e alegria. Ele sabe perfeitamente o que é bom para você e para a sua família.


❀ ❀ Todos os meses, a mulher renova-se alcançando seu estado de pureza e retorna para o seu marido tão querida para ele quanto no dia do casamento. E assim como a primavera que se renova a cada ciclo, e todos esperam para ver a beleza de suas flores, também a mulher é renovada a cada mês, e seu marido espera por ela; e ela lhe é querida como uma nova esposa. ❀ ❀


Faça os downloads do estudo