O que é o pecado?

Qual a origem do pecado? Como ele entrou no mundo? Qual é a definição bíblica deste ato?

Conheça tudo sobre este assunto á luz das escrituras.



O que é o pecado?


Quando observamos uma situação de impasse ou conflito, sempre buscamos definir qual é o lado que está com a razão.

Está em nossa mente a questão do bem e do mal; mas não devemos nos esquecer de que não podemos tentar definir as coisas somente pela maneira como a vemos.
A bíblia nos ajuda a entender e definir o certo do errado. O mal tem um "governador" e ele está interessado em convencer as pessoas, fazendo com que elas aceitem as suas propostas e convicções. E fazem o mal muitas das vezes pensando que estão fazendo o certo.

Guerras e terrorismos acontecem porque algumas pessoas aderem ao seu lado e passam então, a serem dominadas pelo mal. Em algumas vezes, parecem ter até bons objetivos, porém os resultados mostram quem está por trás de tudo.

Para obtermos pleno conhecimento do mal e quais os seus planos e táticas, precisamos examinar profundamente as sagradas escrituras.

A ORIGEM DO PECADO

Quais são os primeiros registros sobre o mal? (Ap 12:7-9 / Isaías 14:12-13) 

➢ "Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada. Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações. Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo". Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo." - Isaías 14:12-15

➢ "Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra." - Apocalipse 12:7-9 


De acordo com as escrituras, satanás que era um anjo muito próximo a Deus, cobiçou Seu poder e quis tomar Seu lugar e ser adorado.
Juntamente com seus anjos seguidores, travaram uma batalha no Reino Celestial contra Deus. Foram derrotados e expulsos de lá.

A bíblia relata que um terço dos anjos (os traidores que seguiram o diabo), caíram junto com ele.


E em que esta guerra nos afetou?

➢ "Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam. Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês. Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo". - Apocalipse 12:12


Como vemos, o diabo e seus demônios foram expurgados dos céus e acharam morada na Terra.
Com todo o seu furor, e cientes de que as profecias de sua destruição; querem destruir a criação de Deus para "feri-lo". Nos persuadindo, seduzindo e colocando-nos em rebeldia contra Ele.


Qual a estratégia de satanás para enganar o homem?

➢ "Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos." - Mateus 24:24

➢ "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz." - 2 Coríntios 11:14


O principal plano do diabo e seus demônios é fazer com que a humanidade, além de desacreditar em sua existência, venham através de suas mentiras a acreditarem que o pecado não existe e que ele não poderá nos matar; da mesma forma que fez com Eva no Jardim do Éden em Gênesis 3:1-3.

Nos fazendo acreditar na imortalidade "da alma" e que nossas "boas obras" nos levarão cada vez mais à uma "evolução espiritual". Jogando assim, a palavra de Deus como mentirosa como também fez com Eva em Gênesis 3:4.
Porém a palavra de Deus nos adverte que a recompensa do pecado é a morte (Romanos 6:23)


Qual foi o primeiro pecado do homem?

➢ Leia Gênesis 3 1:12


O primeiro ato pecaminoso do homem foi a desobediência ao mandamento de Deus em não comer do fruto proibido no qual abriria seus olhos para os desejos e ambições.



Quais as consequências desse pecado? 


➢ "E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará". - Gênesis 3:17-19


O terrível preço de Adão, Eva e de toda a sua descendência (nós), é muito alto.
Até hoje, a morte está sendo o "salário" desse pecado; pois ao entrar no mundo, toda a linhagem de Adão e Eva herdou a capacidade de pecar. 

E o pior é sobre a morte ter ganhado o domínio sobre o homem.


Á quem o pecador é servo ?

➢ "Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo." - 1 João 3:8


Se o homem não serve a Deus por meio da obediência ás Suas leis, ele serve ao diabo e terá o mesmo fim.


Então por que vemos tantos homens servindo ao pecado e possuem tantos bens e riquezas?

➢ "Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua." - Lucas 4:5-7


Certamente que o diabo para atrair o homem ao pecado e o prender nele, alimentará sua ganância e o fará pensar de que não precisa de Des e tão pouco ser obediente á Ele.
Pois quanto mais rico, mais distante de Deus estará o ímpio, e menos interessante será dar ouvidos ás palavras de Deus (Mateus 6:19-21).


Como se apresenta o diabo?

➢ "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." - 2 Coríntios 11:14


Obviamente que o diabo não se manifestará em uma forma horrenda e repugnante ao homem. Ele se apresentará das formas mais agradáveis a atraentes para a humanidade a fim de persuadi-la à desobediência aos mandamentos do Criador.


Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Quem peca desrespeita as leis divinas, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. (1 João 3:4; 5:17). A Bíblia também fala sobre o pecado da omissão, ou seja, deixar de fazer o que é certo. - Tiago 4:17.

Nos idiomas originais da Bíblia, as palavras traduzidas "pecado" significam "errar um alvo". Por exemplo, no Israel antigo, um grupo de soldados era tão experiente em arremesso de pedras que eles atiravam "sem errar", ou, numa tradução literal, "sem pecar". (Juízes 20:16). Assim, pecar é errar o alvo dos padrões perfeitos de Deus.

Como Criador, Deus tem o direito de determinar padrões para os humanos. (Apocalipse 4:11). Temos de prestar contas a ele por nossas ações. - Romanos 14:12.

A Bíblia diz que "todos pecaram e não atingem a glória de Deus". (Romanos 3:23; 1 Reis 8:46; Eclesiastes 7:20; 1 João 1:8) Por que isso acontece?

Os primeiros humanos, Adão e Eva, não eram pecadores. Eles foram criados perfeitos, à imagem de Deus. (Gênesis 1:27). Mas, quando desobedeceram a Deus, eles perderam a perfeição (Gênesis 3:5, 6, 17-19). Quando tiveram filhos, eles transmitiram o pecado e a imperfeição como se fosse uma deficiência hereditária (Romanos 5:12). O rei Davi, de Israel, confirmou isso quando disse: "Já nasci culpado de erro." - Salmo 51:5.

Aquele que tem seu coração em Deus, quando comete uma falha, sente o peso de uma consciência culpada. Por exemplo, o rei Davi escreveu: "Pois os meus erros pairam acima da minha cabeça; como um fardo pesado, são demais para eu carregar." (Salmo 38:4). Mas a Bíblia dá a seguinte esperança: "Deixem os maus o seu caminho, e os malfeitores os seus pensamentos; que eles voltem a Deus, que terá misericórdia deles, ao nosso Deus, porque perdoará amplamente." - Isaías 55:7. 



A DEFINIÇÃO DO QUE É O PECADO

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." - 1 João 3:4



Agora que já vimos a origem do pecado e suas implicações desastrosas em nossas vidas; é de extrema importância que saibamos sua real definição ou seja, o que é realmente o pecado.

Já sabemos que o pecado é algo que nos coloca em inimizade com Deus pois é algo que Ele abomina. E é unicamente o pecado que levará o homem à condenação eterna caso ele não se arrependa e passe a viver dentro dos caminhos do Senhor.

Mas muitos desconhecem a essência deste ato tão mortal para a raça humana. Vamos conhecer agora de fato o que é o pecado e como nos livramos dele.

Vamos analisar uma parte das escrituras que nos aponta com extrema clareza e sem sombras de dúvidas sobre o pecado.

Mas infelizmente nas versões mais conhecidas e usadas em nosso meio; a João Ferreira de Almeida; por motivos em que eu desconheço, a essência da mensagem está impropriamente camuflada com uma tradução que nos traz um sentido paralelo que acaba ofuscando o entendimento pleno da definição do ato pecaminoso.


Então como é possível ver; o pecado nada mais é do que a desobediência às leis de Deus. E em várias passagens do novo testamento tal palavra está "oculta" com a tradução "iniquidade".

Lemos em inúmeros escritos das sagradas escrituras Deus advertindo Seu povo a não transgredirem sua lei (seus mandamentos) e sobre as trágicas consequências caso não O obedecessem.

Tal verdade sobre este tema também derruba o entendimento de que na nova aliança, nós não somos mais submetidos a nenhuma lei e que basta crer em Cristo que já é o suficiente.

Tal crença pode ser muito perigosa pois Deus ainda requer e espera que guardemos Seus santos mandamentos até o fim de nossas vidas pois a obediência é fator primordial para o recebimento de nosso bom galardão.

Pois a fé sem as boas obras é totalmente morta e não conduz à salvação (Tiago 2:14,24). E o que não são boas obras senão a obediência aos mandamentos de Deus?

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;" - 1 João 5:1-3


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora