O Ósculo Santo


Ósculo santo. Um mandamento de Deus ou apenas um costume de saudação fraterna entre os cristãos?



Ósculo Santo


"Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam." - Romanos 16:16


O ósculo santo (em latim: osculum pacis), chamado também de beijo da paz, foi uma forma de saudação usada por Jesus Cristo e seus discípulos, pela ação de beijar a face mutuamente, não somente em regiões onde esse era um costume habitual, mas também entre os cristãos de Roma.

O ósculo era uma maneira comum de saudar no Oriente, muito antes do estabelecimento do Cristianismo, e tem servido como parte da expressão judaica em suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto (Gênesis 29.11; 33.4).

Também parece ter sido um sinal de homenagem entre os israelitas (1 Samuel 10.1).

Um costume da época em que viveram os primitivos cristãos. Naturalmente que era usado sem abuso, como algumas famílias o fazem ainda hoje.

As referências que encontramos nas epístolas: "Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo" (Romanos 16.16; 1 Coríntios 16.20; 2 Coríntios 13.12; 1Tessalonicenses 5.26; 1 Pedro 5.14).

Tal saudação para os cristãos, se tornou um sinal do amor fraterno. É por isso que se acrescentou o adjetivo "santo". Pedro chama de "beijo da caridade" (1Pedro 5,14). Tertuliano, um dos padres da Igreja, o definia "osculum pacis" e as Constituições Apostólicas o chamava de "beijo do Senhor". Justino, outro Padre da Igreja e mártir, diz que era normal entre os cristãos dar-se um beijo fraterno antes da Santa Ceia.

Obviamente que não podemos tomar tal orientação como um mandamento que implique para a salvação. O propósito de Paulo foi apenas enaltecer o ato de fraternidade entre os irmãos até mesmo na forma de se saudarem e adotarmos como um bom costume e orientação como sinal de amor fraternal aos nossos irmãos.

Porém, se você for visitar alguma família cristã de outra denominação que não adote tal costume, não se sinta culpado ou um pecador. Pois segundo 1 João 3:4, pecado é transgressão de lei. Você não será réu de juízo como se estivesse transgredindo algum mandamento; pois mandamento deve ser cumprido independente de hora, ocasião ou lugar