O amor substitui a Lei de Deus ?


O amor substitui e cumpre literalmente todos os mandamentos a ponto de apenas ser o suficiente amarmos a  Deus e ao próximo para não cumprirmos mais nenhum? 


O AMOR CUMPRE TODA A LEI DE DEUS?



"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." - Romanos 13:10

Segundo a bíblia, você não pode separar o amor do cumprimento da lei (conjunto de mandamentos), de Deus

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." - 1 João 5:2,3.


Se verdadeiramente amamos o nosso próximo, não furtaremos os seus bens, nem o caluniaremos e nem o mataremos. Realmente, não faremos nenhuma das coisas proibidas pelos mandamentos de Deus. E se realmente amamos a Deus, não nos inclinaremos diante de falsos deuses, não tomaremos o Seu santo nome em vão e tão pouco desprezaremos o Seu santo dia de sábado que Ele mesmo santificou .

Em outras palavras, se amamos a Deus e o nosso próximo, não transgrediremos voluntariamente nenhuma de Suas santas leis morais. Assim, o amor é a condição para o cumprimento das leis.

Ao invés de ser o amor um substitutivo para a lei, é ele o único poder que produz verdadeira obediência aos mandamentos.

A bíblia nos adverte contra aqueles que afirmam que conhecem a Deus mas recusam guardar os Seus mandamentos (veja 1 João 2:4), pois esse tipo de amor é falso.


"Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele." - 1 João 2:4


________________

Muitos pensam que os mandamentos de "amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" são mandamentos da "lei de Cristo". Uma novidade da Nova Aliança que substitui todo o restante da lei de Deus.


Mas vejamos abaixo, a existência do mandamento do amor desde a antiga aliança:

"Amar a Deus de todo o coração" = Leia Deuteronômio 6:1-5

"Amar ao próximo como a ti mesmo" = Leia Levíticos 19:18


Obs: Ao lermos o capítulo anterior (5), de Deuteronômio veremos que se trata em obedecer os mandamentos de Deus (Sua Lei).


Analisando profundamente as sagradas escrituras em seu total, "antigo e velho testamento", conseguiremos enxergar que o amor é a condição para cumprirmos os mandamentos de Deus e não seu cumprimento literal.



PARA ALICERÇARMOS O REAL COMPREENDIMENTO QUE O ESTUDO DESEJA TRANSMITIR, VAMOS ANALISAR TRÊS EXEMPLOS Á LUZ DA BÍBLIA


Vamos recordar três antigos mandamentos:

1. Homossexualidade

"Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato abominável" - Levítico 20:13

Muitos casais homossexuais que inclusive frequentam as chamadas "igrejas gays", possuem em seus corações amor á Deus e á Cristo dentro de seus entendimentos, mas é um amor sincero.

Mas será que esse amor os afasta da condição de transgressores da lei de Deus?

Mediante tal conhecimento, podemos falar que um casal homossexual que ame a Deus está cumprindo o mandamento de Levítico 20:13?


2. Práticas "espíritas"

"Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês." - Deuteronômio 18:10-12

Em centros espíritas, vemos seus adeptos praticando a caridade como sinal de amor a Deus e ao próximo seguindo os ensinamentos do Sr. Jesus.

Mas será que tais práticas os tornam automaticamente cumpridores das expressas proibições de Deuteronômio 18:10-12?


3. Idolatria

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos." - Êxodo 20:4-6

Existem milhões de pessoas que mesmo amando a Deus, professam sua crença e adoração em "santos", que intermediariam a relação entre os homens e Ele.

Não podemos julgar que mesmo com a idolatria, o sentimento de amor à Deus não seja de forma sincera.

Mas mesmo assim, podemos afirmar que tal amor os torna isentos perante a proibição da idolatria; pratica que Deus tanto abomina?



________________


Então, o entendimento de que basta amar a Deus e ao próximo já nos torna literalmente cumpridores da lei de Deus é muito subjetiva. Tal amor só possuirá autenticidade se o demonstrarmos através da obediência aos santos mandamentos.


"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?" - Tiago 2:14

Faça os downloads do estudo