A marca da besta


Vemos diariamente muitas teorias e especulações sobre o que seria a tão falada e temida "marca da besta". Será um chip? Uma marca gravada na pele?


A MARCA DA BESTA


Nos deparamos ultimamente com inúmeras informações e rumores sobre qual seria a marca da besta que traria grande transtorno e aflição para o povo de Deus nos últimos tempos que precederão o dia do juízo final descrito em Apocalipse.

O que temos de mais recente é o chamado chip, que segundo informações seria implantado na testa ou na mão direita. E que sem ele, seria impossível vender, comprar algo ou usufruir de serviços como fornecimento de água, luz, internet, saúde pública e etc. Enfim, sem essa "marca", seria impossível de vivermos dentro das cidades e seriamos obrigados a nos refugiarmos dela.

E sem esse "marcador" não seria possível levarmos uma vida dentro dos padrões vistos na sociedade moderna como "normais".


AS MARCAS DE DEUS E DA BESTA

Para alcançarmos o objetivo do verdadeiro entendimento sobre tal marca, vamos agora analisar alguns pontos importantes sobre tal nas sagradas escrituras.

A marca da besta

✎ "E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita ou na testa. - Apocalipse 13:16

↪ Nesta parte do livro de Apocalipse, João teve a revelação de que, o povo que estaria andando em obediência a besta, teria uma marca. Simbolicamente esta marca estaria situada "na mão direita ou na afronte" de seu portador.


A marca de DEUS

✎ "Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: Não danifiquem nem a terra, nem o mar nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". - Apocalipse 7:2,3

↪ Conforme a bíblia, não apenas os transgressores das leis de Deus terão suas marcas, o povo de Deus, que aceitaram Seus desígnios também serão marcados.



O QUE SELA UM POVO COM A MARCA DE DEUS?

★ "para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre teus olhos" - Deuteronômio 6:2 ,8

↪ Vemos claramente que, o que marca um povo, como servos de Deus, é sua obediência aos Seus mandamentos. Sendo assim, uma marca contrária a de Deus, deve-se elevar pela desobediência aos Seus mandamentos.

Mas eu devo guardar todos os mandamentos ou apenas alguns?

✎ "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." - Tiago 2:10

↪ Está bem advertido de que, se você não matar, não roubar e não adulterar, mas por exemplo, não guardar os sábados, se tornará culpado de todos os pecados.

Apenas crêr em Jesus já não me marca como povo de Deus?

✎ "Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus." - Apocalipse 14:12

↪ Esta revelação de Apocalipse nos deixa claríssimo de que os salvos são aqueles que aceitam a Cristo como salvador e guardam os mandamentos de Deus.

Mas e Deus com a Nova Aliança não mudou Seus preceitos de moralidade ao Seu povo?

✎ "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes." - Tiago 1:17

↪ Deus não muda de idéias, de princípios e de Sua justiça. O que é mandamento e pecado desde o início dos tempos, será mandamento e pecado até o fim dos tempos.

Então qual o propósito da Nova Aliança?

✎ " Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo;" - Hebreus 8:10

↪ Ao contrário de que muitos pensam de que a Nova Aliança veio para anular as leis morais de Deus; é justamento o oposto. Deus as escreve (sela), nos corações dos convertidos os possibilitando em as cumprir.


O QUE SIGNIFICA O NÚMERO DA BESTA 666?

★ "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis." - Apocalipse 13:18

↪ A interpretação desse numeral é mais simples do que se parece. Basta termos um conhecimento contextual de toda a bíblia.

Por que o versículo diz que é número de homem? De acordo com Gênesis capítulo 1, versos 26 e 27; o homem foi criado no 6º dia. Nos dando referência contextual à essa passagem de Apocalipse de que o número 6 representa o homem.

Então quando nos é revelado tal sinal como 666, a bíblia simplesmente está nos apontando o engano e força humana em sua força máxima em opor-se contra Deus.

E quando tal revelação nos mostra que tais sinais estarão á fronte e na mão, significa que os marcados refletirão em suas mentalidades e ações o caráter rebelde da besta.


CONCLUSÃO

Analisando as escrituras desde o antigo testamento até o novo testamento, nos deparamos com inquestionáveis indicativos e sinais de que, a tão comentada MARCA DA BESTA não será simplesmente um chip, documento ou até mesmo algo impresso (tatuado), no corpo. A questão é o que está por tras disto.

A bíblia nos adverte que terá grande imposição e até mesmo perseguição contra os que não obtiverem tal marca. Estes não poderão comprar roupas, comidas, medicamentos, usufruir de bens e serviços básicos da sociedade contemporânea como fornecimento de água, luz, telefone, internet, saúde pública e privada, transações bancárias e etc. E também, não poderão trabalhar, obter seus rendimentos para a substência de suas famílias. Será um verdadeiro caos para o povo de Deus. Seremos obrigados a abandonarmos nossos trabalhos, lares e cidades.

Da mesma forma que vemos que haverá a marca da besta, também haverá a marca do povo obediente á Deus. Mas será que esta marca será um outro chip? Obviamente que não.

Ao considerarmos que o livro de Apocalipse, como lemos acima, trata-se de revelações ao futuro por meio de símbolos, podemos concluirmos de que tais marcas também foram descritas simbolicamente.

Antigamente escravos eram marcados em suas testas e tal marca significavam que eles serviam a um senhor, e soldados romanos eram marcados em suas mãos em sinal de sua fidelidade ao imperador.

Podemos então presumir que, o que marcará o povo servo de Deus ou da besta, será à qual desses senhores eles serão fiéis.

Então, se o selo identificador daquele que adora a Deus será a observância dos mandamentos, é relevante de que o selo da besta que identificará aquele que estará submetido ao poder do anti-cristo, terá que ser algo oposto.


E AGORA?

Conhecendo os sinais da besta e de Deus, Ele espera que você :

➡ Guarde os mandamentos com alegria. Pois quem os guarda, demonstra seu amor á Deus e á Cristo. (Deuteronômio 5 e 6) e (1 João 5:1-3)

➡ Saiba que as leis de Deus são coisas boas. (I Timoteo 1:12)


Faça os downloads do estudo