"Deus trabalha no sábado"


Muitos cristãos acreditam que esta afirmação de Cristo põe abaixo a validade do mandamento do sábado. 

DEUS TRABALHA NO SÁBADO

Por Deus "trabalhar" no sábado, devemos transgredir o mandamento?


"Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." - João 5:16-17 


Nesta passagem Jesus alega que até Deus trabalha no sábado e por este fato,dizem que o sábado foi abolido.

Porém se observarmos o que diz em Marcos 2:27 vemos claramente que o sábado foi feito para o homem e não para Deus.

"E prosseguiu: O sábado foi feito POR CAUSA DO HOMEM, e não o homem por causa do sábado." - Marcos 2: 27

✔ O sábado foi instituído para o descanso e adoração humana.


Será mesmo que tal afirmação de Cristo representa um cancelamento da observância do sábado? O mandamento também nos proíbe de tirar a vida de alguém; porém Deus não pode ceifar a de ninguém quando Ele bem achar oportuno?

Desde a criação do mundo, Deus nunca deixou de "trabalhar", de cuidar de nós. Caso contrário, satanás destruiria esse mundo num piscar de olhos.

E se isso desse o aval para não obedecermos Seu mandamento, por qual motivo Ele o escreveria nas tábuas de pedra com Seu próprio dedo e por tantas vezes teria castigado Israel pela transgressão do shabbat? Seria algo totalmente contraditório .

O mandamento do sábado é um memorial do ato criacionista do Eterno Deus para o homem. Na alegação de Cristo em João 5:16-17, Ele já havia se anunciado o próprio Deus e realizou uma comparação direta de Si com Ele. E como Deus sempre trabalha a favor de Seus filhos, Cristo também assim o faz.

Nesta situação o significado de "trabalhar" usado por Cristo não representava o trabalho laboral (o qual de fato é proibido no mandamento), mas sim um trabalho espiritual, de caridade e amor. Pois de fato Jesus não estava realizando nenhum serviço profissional e fora julgado por praticar a caridade, algo que jamais foi proibido por Deus.


Vamos analisar o mandamento:

"mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades."  -  Êxodo 20:10 

➠ Ao analisarmos o tipo de atividade proibida no shabat (sábado), em Êxodo 20:8-11, encontraremos a palavra hebraica "מְלָאכָה (mĕla'kah)" a qual significa trabalho laboral, profissional, lucrativo, servil. E não uma atuação na obra de Deus, espiritual; que tem como palavra hebraica "עֲבוֹדָה (Ìabowdah).

Faça os downloads do estudo