Caindo no Espírito

A cada dia se torna mais comum nas igrejas pentecostais a prática de cristãos "caindo no espírito" como sinal de manifestação do Espírito Santo de Deus.

Mas o que isso significa á luz das sagradas escrituras?


Caindo no Espírito


E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor." - 1 Reis 8:10,11


Com base principalmente nesta passagem bíblica, a cada dia se torna mais comum nas igrejas pentecostais a prática de cristãos "caindo no espírito" como sinal de manifestação do Espírito Santo de Deus.

É basicamente um sinal de santidade do crente. Aquele que mais recebe a "manifestação" ou "visita" do Espírito Santo significa que está levando a sua vida em maior santidade.

Porém existe uma problemática na tradução deste texto em algumas versões bíblicas.


Agora vamos então pegar o texto original do hebraico e analisarmos:

כּוֹהֵן יָכוֹל עָמַד שָׁרַת פָּנִים עָנָן כָּבוֹד יְהוֹוָה מָלָא בַּיִת יְהוֹוָה

(kohen yakol Ìamad sharath paniym kabowd Y ̂ehovah male bayith Y ̂ehovah)


A problemática da situação está na palavra hebraica עָמַד (Ìamad ) . Vamos examinar os significados dela:

1. permanecer no local

2. resistir

3. permanecer de pé

4. tomar o lugar de alguém



Vejamos como ficaria se a tradução fosse diferente:

"E os sacerdotes não podiam permanecer / resistir para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor." - 1 Reis 8:11 


E agora? Como saber de fato qual a tradução correta?

Para sabermos, vamos buscar o contexto da doutrina bíblica para vermos se ela realmente dá embasamento se a glória de Deus tem como cunho, fazer as pessoas caírem no chão, rolarem, gritarem, pularem ou se debaterem.

"Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz.... Como em todas as congregações dos santos, Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." - 1 Coríntios 14: 33,40


De acordo com os escritos do apóstolo Paulo referente a como deve ser a conduta dos cristãos durante uma liturgia de culto, vemos claramente que tudo deve proceder com decência e ordem pois Deus não pactua com a desordem.

Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito [maligno] que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram". - Marcos 9:17,18

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade." - Efésios 4:30,31


Como podemos ver, em todas as sagradas escrituras o único exemplo de manifestação espiritual onde as pessoas caem no chão, se debatem e expõe gestos agressivos foram os dominados por espíritos malignos.

Outro exemplo da personalidade do Espírito Santo de Deus nos mostra de que toda gritaria O entristece e O afasta.

Abaixo vemos mais uma prova de que aquele que está sobre influência do Espírito Santo não perde a sua lucidez e tão pouco o domínio dos atos que faz.


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." - Gálatas 5:22,23




Sem intenção de ridicularizar contra alguma denominação, este vídeo tem
como propósito apenas de demonstrar manifestações que biblicamente,
são incompatíveis com a palavra e doutrina de Deus.



Vejamos abaixo, manifestações espirituais contrárias á palavra de Deus em centros de umbanda.

Notemos a semelhança.




Em nenhuma parte do Novo Testamento vemos tais manifestações em Cristo ou em Seus apóstolos. Vemos curas, exorcismos e outros milagres. Porém jamais acontecimentos desta natureza.

Jamais desacreditando na sinceridade de coração dos irmãos em Cristo que, dentro de sua inocência, são enganados por espíritos estranhos que só tem como objetivo nos afastar dos reais desígnios de Deus para a nossa vida; realizei este estudo para ajudar a revelar a verdadeira sã doutrina.