O Batismo no Espírito Santo


O que é o batismo no Espírito Santo? É um presente que Deus dá a quem Ele escolhe? É conquistado com boas obras? Ou é um sinal de grande santidade de um crente?



O batismo no Espírito Santo


Para quem almeja se batizado no Espírito Santo, este estudo traz uma excelente notícia:

Se alguém aceitou a Cristo como seu Messias e salvador, realizou a ordenança do batismo fazendo assim, parte do Seu corpo espiritual; garantidamente já está batizado pelo Espírito. Vemos os exemplos nas escrituras:

"Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? "Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". - Mateus 3:13-17 

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." - 1 Coríntios 12:13

"Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa," - Efésios 1:13



Acima, Paulo diz que todos nós somos "automaticamente" batizados com o Espírito Santo ao crermos e aceitarmos a Jesus como nosso meio de justificação e salvação.


Vamos observar Atos 8:12-17 que diz:

"No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados. Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. "



Neste ocorrido atípico, os crentes recém batizados receberam o Espírito Santo após o batismo. Tal ocorrido se deu por imposição de mãos, que no novo testamento ocorre quando se é delegado algum dom para se exercer uma função ministerial da obra de Deus. Que consequentemente ocorre após o batismo.

Se observarmos João 16:8-9, nos daremos conta de que na verdade o Espírito Santo já nos acompanhava e atuava em nosso coração até mesmo antes do batismo pois é Ele quem nos convence de que somos pecadores e que necessitamos do sacrifício de Cristo para a nossa salvação.


Ser batizado no Espírito Santo é você ser "mergulhado" em um nível de espiritualidade ao ponto de Deus conduzir completamente a sua vida rumo ao processo de santificação.

Processo no qual nos tornamos a passar mais parecidos com Cristo ao decorrer de nossa vida; em amor, humildade e santidade. Pois segundo Romanos 8:1-9 todo homem naturalmente é inclinado ao pecado e com isso, caminha em rebeldia e desobediência às leis de Deus. Porém ao ser guiado pelo Espírito, anda em espiritualidade e em obediência aos santos mandamentos e assim, livre da condenação de morte, consequente do pecado (Romanos 6:23).

E para finalizar, há grupos cristãos que só consideram que um crente só foi batizado com o Espírito Santo se manifestar o dom de línguas; contrariando totalmente o que está escrito em Efésios 1:13 que afirma sermos selados pelo Espírito a partir do momento em que cremos em Jesus e não no momento em que "falamos línguas estranhas"), ou seja, é uma espécie de "cristão de segunda classe". Asseguram inclusive que a única prova de ser batizado com o Espírito Santo é falar "língua estranha". 

O que é uma afirmação totalmente anti bíblica pois vai de contramão ao contexto e ensinamento das sagradas escrituras.