A assembléia de Jerusalém anula o restante da lei de Deus? 


Muitos cristãos acreditam de que pelo fato do mandamento do sábado não ter sido listado na assembléia de Jerusalém, ele não teria mais validade.

A ASSEMBLÉIA DE JERUSALÉM CANCELA AS LEIS DE DEUS?


"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.Que vos ABSTENHAIS das COISAS SACRIFICADAS aos ÍDOLOS, e do SANGUE, e da CARNE SUFOCADA, e da PROSTITUIÇÃO; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá." - Atos dos Apóstolos 15:5,10-11,29


Já ouvi incontáveis vezes de irmãos em Cristo que a observância dos mandamentos da lei de Deus; seja o do descanso do sétimo dia, os de restrição dietética e demais; não podem mais serem válidos aos cristãos pois tais não foram repetidas em Atos 15 onde se encontra a primeira ata da igreja cristã. 

Notamos que nenhum mandamentos do decálogo foi citado (não matar, não roubar, não honrar pai e mãe ...), pois com estes mandamentos não enfrentavam problemas naquela ocasião e sim, alguns preceitos e o impasse sobre a necessidade de circuncisão para a salvação (ordenança da lei de Moisés e não mandamento do decálogo). Ou será que é razoável concluirmos que por tais mandamentos, assim como o sábado, não terem sido citados em tal assembléia eles perderam sua validade? Obviamente que não. 

A HISTORICIDADE DA OCASIÃO

Aqui encontramos os líderes da igreja reunidos em Jerusalém para decidir sobre um grande embate que estava ocorrendo em cima dos novos cristãos convertidos.

Havia aqueles (os judaizantes) que estavam ensinando que a menos que uma pessoa fosse circuncidada de acordo com a "lei de Moisés", ela não poderia ser salva. 

Estes judeus, que tinham se tornado cristãos, estavam colocando a exigência da circuncisão e a guarda de toda a "lei de Moisés" sobre os novos conversos. 

Neste ponto é necessário destacar o fato que o sinal de entrada de se tornar um israelita, era o sinal da circuncisão.e dessa forma, invalidando o sacrifício de Cristo em nossas vidas. Coisa que não seria um bom negócio. 

Tais judaizantes ainda não estavam convencidos da suficiência plena do sacrifício do Messias para o perdão dos pecados aos gentios e estavam tentando inserir tais legalidades à esses novos crentes que ainda estavam por aprender a doutrina cristã e ainda "impregnados" com a cultura pagã que era de costume naquela sociedade. 


OS COSTUMES PROBLEMÁTICOS MAIS EVIDENTES DAQUELE PAGANISMO ERAM:

1. Atos sexuais mundanos

A adoração e os cultos à deusa Afrodite (deusa da sensualidade), era muito praticada na antiga Roma e aos seus arredores. Tais cultos e adorações tinham como um grande marcador práticas de sensualidade e prostituição. Algo que era muito tentador naquela época.

E fora a questão religiosa, a promiscuidade já estava impregnada na sociedade romana, seduzindo não somente os gentios, como a judeus também.

* A palavra empregada no texto bíblico como PROSTITUIÇÃO, no original em grego é "PORNÉIA"; que se refere à todo ato sexual ilícito.

2. Contaminação do paganismo

Além da questão sexual de cunho sexual e idólatra, ainda haviam cultos aos demais deuses romanos.

Na Roma Antiga, antes do surgimento e crescimento do cristianismo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses; em média, cerca de 30 divindades.

Tal politeísmo gerou uma série de influencias culturais seja na forma de se vestir, falar, comportar e de se alimentar.

Nas residências haviam estátuas desses deuses e muitas rezas eram proferidas à eles em várias partes do dia.


3. Consumo de sangue e outros descuidos com fluídos sanguíneos

Obviamente que tais costumes pagãos e distantes da lei de Deus acarretava na contaminação com o consumo de sangue com propósito alimentar e também descuido em relação ao contato com sangue humano (veremos no próximo estudo), coisas que são abomináveis a Deus. 


4. Consumo de carnes de animais não sangrados (sufocados)

É do conhecimento de todo cristão e judeu de que Deus também proíbe o consumo de carnes de animais que não tenham sido sangrados conforme as leis em Levítico 7:26-27, Levítico 17:13-14 e da proibição do consumo de seu sangue conforme Gênesis 9:2-5. Porém naquela sociedade e nas demais, não tinham tal segmento.

__________________________

Por tais motivos, foram dadas naquela ocasião, reforços aos mandamentos que certamente já haviam sido dados no momento da pregação do evangelho de Cristo aos que eram novos convertidos mas que porém, estariam sendo transgredidos por tais em motivo dos costumes e influências sociais e culturais da época e região.

E também é ilógica a conclusão de que apenas tais 4 mandamentos foram dados aos cristãos e isso podemos ver claramente no decorrer das escrituras.

Estes escritos de Atos 15 jamais poderão servir de base para excluir um ponto sequer das leis de Deus, pois nesta ata foram tocados apenas quatro preceitos que eram de extrema necessidade na ocasião.


_________________________________


EXEGESES BÍBLICAS 

Em relação ao estudo apresentado, é de extrema importância executarmos três exegeses que nos trarão mais clareza sobre as mensagens verdadeiras que estão nos manuscritos bíblicos. 


1. SEITA DOS FARISEUS 

Vamos também executar uma exegese primeiramente em relação a Atos 15:5 onde está na tradução nossa, a afirmação "seita dos fariseus" logo no início daquela situação. 

Vamos visualizar esta passagem da forma em que os papiros foram escritos; no grego antigo: 

Εξανεστησαν δε τινες τωˉ απο της αιρεσεως των Φαρισαιων πεπιστευκοτες λεγοντες οτι Δει περιτεμνειν αυτους παραγγελλιν τε τηριν τον νομοˉ Μωυσεως 

αιρεσεως (aireseōs): grupo 


Conforme podemos ver, a palavra traduzida como "seita", foi retirada da palavra grega αιρεσεως; a qual na verdade significa grupo. Sendo assim, o texto bíblico supracitado quer dizer: 

"Mas alguns do grupo dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.


A afirmação errônea sobre os que insistiam sobre a circuncisão serem membros de alguma "seita", em nossa compreensão atual poderá nos levar a entender de que a circuncisão se trata de algo que não vem legitimamente de Deus e sim dos homens. Coisa que não é verdadeiro pois bem sabemos de que a circuncisão se trata de um pacto perpétuo para a descendência de Abraão conforme lemos em Gênesis 17. 

Outra situação na qual devemos nos atentar neste versículo também é para a indicação "lei de Moisés"; que pode nos transmitir a falsa impressão de que a circuncisão se trata de algo criado por Moisés e não por Deus. Porém, um mediano leitor das escrituras bem sabe de que Moisés não criou nenhuma lei. Todos os mandamentos foram legislados pelo Criador. Moisés foi apenas um mensageiro de Deus ao povo. 



2. OS QUATRO MANDAMENTOS 

Vamos agora fazer uma breve exegese sobre esses quatro mandamentos que foram reforçados aos gentios naquela situação de Atos 15.

Em algumas versões, estão listados como:

  1. Carnes sacrificadas aos ídolos

  2. Prostituição

  3. Carnes sufocadas

  4. Sangue


Pegando no grego antigo escrito nos papiros, vamos ver como fica:

  1. Carnes sacrificadas aos ídolos: ἀλισγημάτων τῶν εἰδώλων (alisguematon ton eidolon) = contaminação dos ídolos

  2. Prostituição: πορνείας (pornéias) = atos sexuais ilícitos

  3. Carnes sufocadas: πνικτοῦ (pniktou) ✓

  4. Sangue: αἵματος (haimatos): sangue de qualquer natureza e situação


Sendo assim, os quatro mandamentos de acordo com os escritos dos papiros bíblicos são:

  1. Se afastar da idolatria

  2. Se afastar das imoralidades sexuais

  3. Se abster do consumo de carnes sufocadas

  4. Se abster de qualquer contato com sangue



3. A CIRCUNCISÃO AOS DESCENDENTES DE ABRAÃO

Como vimos neste capítulo de Atos dos Apóstolos, foi levantada a hipótese da circuncisão aos gentios como forma de entraram na aliança com Deus. Porém a decisão dos apóstolos foi contrária.

Mas vemos no capítulo seguinte, que Paulo promoveu a circuncisão de Timóteo que era judeu por parte de mãe e grego por parte de pai.

"Então, Paulo se interessou em que ele o acompanhasse em sua missão; para tanto, o circuncidou por causa dos judeus que viviam naquela região. Pois era do conhecimento de todos que seu pai era grego." - Atos 16:3

Tal passagem da forma que se encontra em nossas bíblias nos passam a clara afirmação de que Paulo circuncidou Timóteo por causa dos judeus que viviam naquela região.

Curioso que mesmo havendo uma calorosa discussão há pouco tempo atrás por causa deste mesmo assunto na nova aliança, Paulo executou tal atitude que de acordo com nosso entendimento invalidaria então o sacrifício de Cristo na vida de Timóteo.

Vemos a seguir a indicativa de que "pois era do conhecimento de todos de que seu pai era grego". Coisa que está totalmente sem nexo no restante da oração da frase.

Já vimos de que a circuncisão é um pacto feito com Abraão e sua descendência consanguínea; e que Timóteo fazia parte desta descendência pois era um hebreu por parte de mãe.

Conhecendo um pouco sobre a fé israelita, sabemos então de que um pai só poderia circuncidar seu filho se tal fosse também um israelita. E no caso de Timóteo, então ele não poderia ser circuncidado pelo seu pai por se tratar de um grego.


Vamos seguir agora com a exegese deste texto que trará mais força na compreensão desta situação. Vamos ver como está nos manuscritos bíblicos:

"τοῦτον ἠθέλησεν ὁ Παῦλος σὺν αὐτῷ ἐξελθεῖν καὶ λαβὼν περιέτεμεν αὐτὸν διὰ τοὺς Ἰουδαίους τοὺς ὄντας ἐν τοῖς τόποις ἐκείνοις· ᾔδεισαν γὰρ ἅπαντες τὸν πατὲρα αὐτοῦ ὅτι Ἕλλην ὑπῆρχεν"

Coloquei então grifada a preposição grega διὰ, que foi traduzida como "por causa".


Mas veremos abaixo, os demais significados dela:

através de, com, em, para, por tudo, do começo ao fim, durante, atraves, pelo, por meio de, por causa de, o motivo ou razão pela qual algo é ou não é feito, por razão de, por causa de, consequentemente, portanto, por este motivo

Grifei duas traduções dentre tantas. Uma que foi usada em nossas versões (por causa de), e outra que dentro de todo um contexto bíblico, fica melhor empregada (por meio de).


Então veremos nesta outra opção:

"Então, Paulo se interessou em que ele o acompanhasse em sua missão; para tanto, o circuncidou por meio dos judeus que viviam naquela região. Pois era do conhecimento de todos que seu pai era grego." - Atos 16:3


Dentro desta nova realidade textual, a afirmação de que o pai de Timóteo era grego ganha sentido dentro da lógica apresentada desta situação.

Vemos então de que o pacto sobre a descendência de Abraão não findou com Cristo. O que foi então descontinuada foi a necessidade da circuncisão aos gentios para a aliança com Deus. Pois nossa circuncisão é espiritual.

"No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, mas pela circuncisão de Cristo;" - Colossenses 2:11 


Faça os downloads do estudo

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora