AS LEIS DE DEUS

Escolha o tema desejado para estudo sobre a santa Lei do Criador


Entenda como foram os passos da criação e a santificação do sétimo dia

Muitos acham que a lei de Deus só passou a existir após sua entrega à Moisés no monte Sinai. Mas será que um estudo mais detalhado sustenta tal tese?

Existe o entendimento de que após Cristo, o mandamento do sábado foi deixado de ser guardado pelos cristãos. Acesse este estudo e descubra a verdade

O sétimo dia foi guardado pelos primeiros cristãos. Mas quem transferiu a santidade deste dia para o domingo?

Quais são os mandamentos que refletem o padrão moral de Deus e que Ele requer de Seu povo?

Cristo cumpriu os mandamentos de Deus em nosso lugar para que não precisemos mais obedece-los?

Segundo o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 6:14, estamos livres das leis de Deus?

O amor cumpre literalmente toda a lei de Deus?

Para um mandamento ser válido na nova aliança há necessidade de ter sido reordenado?

Tal afirmação de Cristo põe abaixo a continuidade do mandamento da guarda do sábado?

Muitos cristãos acreditam de que pelo fato do mandamento do sábado não ter sido listado na assembléia de Jerusalém, ele não teria mais validade.

Algumas passagens bíblicas atrelam a lei de Deus em uma maldição de morte. Acesse o estudo e compreenda esta mensagem

A passagem bíblica de Lucas 16:16 nos diz que as leis de Deus duraram apenas até João Batista! Acesse este estudo e descubra a verdade 

Muitos ao lerem as escrituras sagradas compreendem que a lei de Deus foi dada apenas aos hebreus. Por isso, os gentios estão desobrigados de tal.

De fato o livro de Efésios 2:14-15 realmente nos transmite a mensagem de que Cristo desfez os dez mandamentos de Deus?

Um trecho da carta de Paulo aos Coríntios (2 Coríntios 3), diz que a letra mata e o Espírito vivifica. Estaria ele dizendo que a lei é maléfica ao homem ou que não devemos estudar as escrituras?

Muitos cristãos acreditam que esta afirmação de Cristo põe abaixo a validade do mandamento do sábado. 

Estava Paulo repreendendo os Gálatas por guardarem o dia do sábado em Gálatas 4:10? 

Muitos irmãos entendem que Cristo ao ter dito que nos daria um novo mandamento, cancelaria os já existentes. Será que de fato foi esta a mensagem?

Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a ti mesmo! Paira sobre muitos irmãos o entendimento de que Cristo trouxe esses dois mandamentos substituindo os demais

Segundo o livro de Hebreus 5:12 ao ter mudado o sacerdócio, houve mudança na lei. Será que tal afirmação confirma a abolição da guarda do sábado? 

Lemos em João 5:18 João dizendo que Jesus estava sendo perseguido pelos judeus pois violava o sábado também. Estaria tal narrativa apoiando a idéia de que Cristo aboliu o mandamento? 

Teriam os profetas Isaías e Oséias profetizado o fim do mandamento do sábado? Acesse este estudo e entenda a verdade dos textos bíblicos sobre este assunto 

Muitos ao lerem Deuteronômio 5:15, entendem que o mandamento do sábado trata-se de um memorial da libertação do Egito. Mas será que uma análise profunda do contexto e da forma em que foi originalmente escrita, sustenta essa tese?

Esta afirmação em 1 Timóteo 1:9 significa que a lei não existe mais para os cristãos? 

Na grande maioria da irmandade encontramos o entendimento de que Cristo aboliu a validade do "antigo testamento". Mas será que este é um entendimento biblicamente correto? 

Uma leitura sobre Hebreus 4:9 nos passa a mensagem de que Jesus é o nosso descanso sabático; substituindo o mandamento de guardar o sábado?

Jesus teria afirmado que até os sacerdotes violavam o sábado com o propósito de mostrar que tal mandamento já não era tão importante? 

Muitos cristãos possuem o entendimento que em Colossenses 2:16 Paulo estaria fazendo uma repreensão contra a observância do sábado. Acesse o estudo e saiba a verdade 

Há várias passagens bíblicas que citam a palavra "iniqüidade". Mas o que de fato ela significa e no que poderá mudar em sua compreensão sobre as escrituras? 

Existem discussões sobre o sábado semanal ordenado por Deus ter se perdido na mudança de calendários. Será que de fato ele se perdeu? 

Vemos diariamente muitas teorias e especulações sobre o que seria a tão falada e temida "marca da besta". Será um chip? Uma marca gravada na pele?

Ao ser criticado pelos fariseus, Cristo afirmou ser o Senhor do sábado. Muitos crêem que tal afirmação significa que o sábado agora é Cristo

Muitos cristãos acreditam que esta afirmação de Paulo ensina que se obedecermos as leis de Deus, cairemos da graça. 

Está escrito que os apóstolos partiram o pão e recolheram ofertas no primeiro dia da semana. Existe entre muitos o entendimento de que tais procedimentos sinalizavam que o domingo era o novo dia santo

Muitos cristãos não sabem a diferença entre o sábado moral e o cerimonial. Acesse este estudo e saiba tudo sobre esta diferença

Há quem defenda a tese de que se houvesse alguma lei a se cumprir, também deveríamos apedrejar quem não a cumprisse. Mas como não se aplica mais o apedrejamento, significa que a lei no geral também foi abolida.

Muitos cristãos utilizam a passagem de 1 Tessalonicenses 2:9 onde Paulo diz "trabalhai noite e dia..." para alegar que o apóstolo estava indicando que o mandamento do descanso do sétimo dia não era mais válido! 

Paulo diz em Romanos 14 que todos os dias são iguais; e tal afirmação indica que a santidade do sábado já não mais existe?

Será que a lei dietética que uma vez foi dada por Deus ao Seu povo o proibindo de se alimentarem da carne de animais considerados como imundos ainda é válida nos dias de hoje? 

Muitos cristãos consideram o domingo um dia santificado por ser este, o dia glorioso da ressurreição de Cristo! Teria de fato Cristo morrido em uma sexta-feira e ressuscitado ao domingo como a grande maioria dos cristãos acreditam?

Saiba o que a palavra de Deus nos ensina e ordena como procedermos no período de impureza da mulher e a importância do casal viver em pureza perante o Criador

Existe no meio cristão da atualidade uma cultura de que um homem crente deve andar barbeado. Tal costume é de fato bíblico ou apenas uma doutrina denominacional?

A ordenança do uso do véu pelas mulheres foi específico para a igreja de Corinto ou se estende para todas as igrejas de todas as eras?

Muitos entendem de que o mandamento do sábado era um sinal apenas como povo de Israel. Mas o que uma análise mais profunda nos revela?

Ainda devemos pagar o dízimo na nova aliança? O que uma análise mais aprofundada nos revela sobre esta lei?

Receba alertas de novos estudos

Forneça seu e-mail e seja avisado a cada novo estudo em nosso portal