Um trecho da carta de Paulo aos Coríntios (2 Coríntios 3), diz que a letra mata e o Espírito vivifica. Estaria ele dizendo que a lei é maléfica ao homem ou que não devemos estudar as escrituras?
A letra mata ?
A "LETRA" MATA?
"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." - 2 Coríntios 3:6
Estaria Paulo alegando que a palavra de Deus nos mata espiritualmente
Este texto foi lamentavelmente isolado de seu contexto e se transformou em um jargão muito utilizado em nossa congregação para duas finalidades:
Desincentivar o estudo bíblico
Ensinar que a lei de Deus é nociva ao homem
Mas vamos analisar estas duas situações á luz das sagradas escrituras.
1. DESINCENTIVAR O ESTUDO BÍBLICO
Vamos ver o que a palavra de Deus nos diz sobre examina-la:
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" - João 5:39
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá." - 1 Timóteo 4:13
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." - 2 Timóteo 2:15
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." - Mateus 22:29
Podemos então nos certificar de que não há nenhuma proibição em buscarmos o conhecimento bíblico examinando as escrituras.
Muito pelo contrário. A recomendação que nos foi deixada é que nos apliquemos a estuda-la profundamente.
Mas sempre há os que dizem que examinar é diferente de estudar. Que devemos examinar e não estudar.
Mas vamos conhecer então qual o significado de examinar:
EXAMINAR: efetuar observação ou investigação minuciosa; sondar
Então examinar vai muito além do que estudar. Pois significa investigar minuciosamente.
2. ENSINAR QUE A LEI DE DEUS É NOCIVA AOS HOMENS
Para conseguirmos compreender este texto, devemos entender o contexto de sua mensagem iniciando a análise do capítulo em que ela está inserida e também compreender qual a visão que o apóstolo Paulo tinha sobre a lei de Deus.
"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa." - Romanos 7:12-16
Vamos então resumir os atributos que Paulo deu à lei de Deus:
A lei é santa
O mandamento é santo, justo e bom
A lei é espiritual
A lei é boa
Na passagem bíblica citada, Paulo deixa bem claro de que o problema, de que a imperfeição não está na lei de Deus e sim e nós.
Vamos ver qual o real papel da lei:
A lei nos mostra o que é pecado (Romanos 7:7)
A lei condenará os transgressores (1 Timóteo 1:9-10)
__________________________________________
VAMOS AGORA BUSCAR O ENTENDIMENTO SOBRE 2 CORÍNTIOS 3 AO QUE TANGE "A LETRA MATAR"
"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." - 2 Coríntios 3:2-6
➠ Neste contexto Paulo explana que agora somos "a carta de Cristo". Portamos agora a doutrina não mais escrita em tábuas de pedra mas em tábuas de carne de nossos corações pelo Espírito Santo de Deus. E o que era escrito em tábuas de pedra e em tintas em pergaminhos? As leis de Deus.
➠ E fez também uma figuração entre "tinta e Espírito Santo"; fazendo alusão que quem escreve as leis em nossos corações é o Espírito Santo. Onde na Nova Aliança, Deus promete exatamente as escrever em nosso coração e entendimento (Hebreus 8:10).
Então conforme podemos compreender, ao aceitarmos o sacrifício de Cristo, e adentrarmos na Nova Aliança, o Espírito Santo grava as leis de Deus em nosso coração nos capacitando a caminhar dentro de uma conduta moral de santidade requerida por Deus ao Seu povo. E caminhando nessa conduta de santidade, ficamos afastados do pecado e assim, somos santificados.
Sendo assim, o que nos conduzia à morte era nosso ato pecaminoso contra a lei de Deus. Tal lei, quando era apenas na letra nos condenava pois nós a transgredíamos pela nossa carnalidade. Mas agora com a guia do Espírito Santo as escrevendo em nós, somos capazes da satisfazer as exigências da lei de Deus.
"Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." - Romanos 8:4-7